quinta-feira, 23 de junho de 2016

SALMO 116 - Gratidão pela cura da enfermidade

SALMO 116 -  Gratidão pela cura da enfermidade



Eu amo o Senhor,
Porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.
Ele inclinou os seus ouvidos para mim;
Eu o invocarei toda a minha vida.

As cordas da morte me envolveram,
As angústias infernais vieram sobre mim;
Aflição e tristeza me dominaram.
Então clamei pelo nome do Senhor: "Livra-me, Senhor! "

O Senhor é misericordioso e justo;
O nosso Deus é compassivo.
O Senhor protege os simples;
Quando eu já estava sem forças, ele me salvou.

Retorne ao seu descanso, ó minha alma,
Porque o Senhor tem sido bom para você!

Pois tu me livraste da morte,
Os meus olhos, das lágrimas
E os meus pés, de tropeçar,
Para que eu pudesse andar diante do Senhor na terra dos viventes.

Eu cri, ainda que tenha dito: "Estou muito aflito”.
Em pânico eu disse: "Ninguém merece confiança".

Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?
Erguerei o cálice da salvação
E invocarei o nome do Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Na presença de todo o seu povo.
O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis.

Senhor, sou teu servo,
Sim, sou teu servo,
Filho da tua serva;
Livraste-me das minhas correntes.

Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão
E invocarei o nome do Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Na presença de todo o seu povo,
Nos pátios da casa do Senhor,
No seu interior, ó Jerusalém! Aleluia!



INTRODUÇÃO

O salmo 116 narra a gratidão de alguém que esteve à beira da morte. O poeta descreve a si mesmo como alguém que foi envolvido pelas “cordas da morte”, como alguém que foi possuído de tão grande angustia que se viu dentro do próprio inferno (heb. Sheol). Pela descrição de seu sofrimento o salmista esteve bem próximo da morte devido a uma terrível enfermidade. Ele escreve esse poema canção para agradecer a Deus pela cura alcançada.


Data

O salmo tem um tom pessoal, iniciado em primeira pessoa, nos primeiros versículos. Além disso o v.13 sugere um banquete em tom religioso. Essas duas características são peculiares ao período do Juízes, Onde o lamento pessoal tinha bastante ênfase e os sacrifícios, seguidos de banquetes, familiares eram muito comum. Assim podemos inicialmente atribuir a data desse salmo entre 1300 A.C. a 1100 A.C. Porém o salmo vai tomando forma coletiva, a ideia de uma festividade religiosa vai crescendo ao longo do salmo. Os salmos de corporações levitas, como os filhos de corá e os filhos de Asafe só vão aparecer no período áureo da monarquia de Judá. O v.19 faz uma referência clara a Jerusalém. Assim podemos especular outra data para a composição desse salmo que seria durante o período da monarquia, 1010 A.C. a 600 A.C. Outra coisa que se deve notar é a expressão “Louvai ao Senhor”, ou aleluia, no verso final do salmo. Essa expressão aparece também no final do salmo 113, 115 e 117. O que dar a entender que o salmo 116 foi editado, ou seja, teve um acréscimo, provavelmente por um levita. É notório que tais acréscimos nos salmos foram bastante comum no período que Israel retornou do cativeiro, no século VI A.C. Assim é bastante provável que um salmo primitivo e mais curto, que datava do período antes da monarquia foi adaptado para o uso coletivo nos dias da monarquia, sofrendo uma adição final no período após o cativeiro. Assim podemos atribuir a data final para o salmo entre 500 A.C. a 400 A.C. É provável que o salmo primitivo fosse somente até o verso 14 e os versos de 15 a 19 sejam o acréscimo redacional.


Contexto histórico

Mais do que uma cura física, O salmo 116 celebra a cura da nação de Israel que se deu através da volta do cativeiro babilônico. Essa provavelmente tenha sido a intenção do redator ao adaptar o salmo 116 para uso coletivo em Jerusalém. A festa que ele melhor se adéqua é a festa dos tabernáculos, que comorava a saída do Egito e o estabelecimento de Israel como uma nação. Esse sentimento de libertação foi reforçado com evento histórico mais recente, o retorno do cativeiro babilônico. O verso 19 mostra que esse salmo foi adaptado para ser usado na cidade de Jerusalém. Sendo assim o contexto histórico está relacionado com as festas sagradas comemoradas na cidade de Jerusalém no pós cativeiro. Este é um canto onde todo povo presente nas celebrações em Jerusalém podiam agradecer a Deus pela cura da nação.


O salmo

A angustia se transformou em amor. O salmista inicia declarando seu amor a Deus.

Eu amo o Senhor,
Porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.
Ele inclinou os seus ouvidos para mim;
Eu o invocarei toda a minha vida.
Salmo 116.1,2

O seu amor era devido a grande vitória que o Senhor lhe dera. Deus dedicou sua atenção ao seu servo. Quando aflito, o poeta orou. O senhor prontamente ouviu sua oração. A resposta veio em forma de cura e o salmista alcançou a benção que ele tanto buscava. Mas entre a oração e a resposta houve um processo angustiante. Assim descreve o salmista sua angustia:

As cordas da morte me envolveram,
As angústias do Sheol vieram sobre mim;
Aflição e tristeza me dominaram.
Então clamei pelo nome do Senhor: "Livra-me, Senhor! "
Salmos 116:3,4

Como cordas, a morte envolveu a alma do salmista. Ele presenciou a morte bem de perto em sua enfermidade. Era como se Sheol (inferno) se apoderasse da sua alma através de angustia e depressão. Aflição e tristeza haviam se apoderado de sua alma, como um guerreiro se apodera de uma cidade debilitada e fraca. Não havia outro caminho senão clamar o nome de IHWH, o eterno Deus.

O Senhor é misericordioso e justo;
O nosso Deus é compassivo.
O Senhor protege os simples;
Quando eu já estava sem forças,
Ele me salvou.
Salmos 116:5,6

Deus manifestou a sua misericórdia e concedeu vitória ao poeta aflito. O salmista destaca a paciência de Deus em ouvir sua oração desesperada. Assim o Senhor salvou a alma do salmista da angustia e da depressão, enquanto curava seu corpo físico. Então o salmista conversa consigo:

Retorne ao seu descanso, ó minha alma,
Porque o Senhor tem sido bom para você!
Pois tu me livraste da morte,
Os meus olhos, das lágrimas
E os meus pés, de tropeçar,
Para que eu pudesse andar diante do Senhor na terra dos viventes.
Salmos 116:7-9

A depressão causada por uma situação, que humanamente é impossível de ser resolvia, pode levar o homem a loucura ou mesmo a cometer barbaridades. Por isso o salmista destaca tanto a sua cura interior, pois a sua enfermidade física era menos letal que a sua enfermidade psicológica. O salmista pede perdão por ter falado do que não sabia. Quem sabe ele se desesperou com a sua situação e abriu a boca de forma impensada.

Eu cri, ainda que tenha dito: "Estou muito aflito".
Em pânico eu disse: "Ninguém merece confiança".
Salmos 116:10,11

Ele ficou descrente em relação ao auxilio humano. Não confiava em homens durante sua enfermidade. Os homens provavelmente o desenganaram. Não restava mais solução humana para sua causa. Assim ele descreve sua fala com um tom de pânico intenso. Mas nessa hora, em que pensamos que tudo está perdido, que o Senhor se manifesta e dar-nos a vitória. Ficamos tão impressionados com o trabalhar de Deus que usamos as palavras do salmista:


Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?

Erguerei o cálice da salvação
E invocarei o nome do Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Na presença de todo o seu povo.
Salmos 116:12-14

Algumas versões dizem “beber o cálice da salvação”, mas a tradução correta seria "levantar o cálice da salvação”, como fazem a NVI e BKJA. A palavra no texto hebraico é “nasa” ou “nasah”, que significa literalmente erguer, levantar, queimar, carregar ou tirar.
Nos dias que precederam o estabelecimento da monarquia, o período dos Juízes, O patriarca da família exercia um papel muito importante. Ele era como um sacerdote do lar. Os sacrifícios familiares eram muito comum. 


Um exemplo está na casa de Jessé, quando Samuel vai em busca de Davi, sobre o pretexto de sacrificar ao Senhor (1 Sm 16.1-2). Os sacrifícios familiares eram muito comuns nesse período e geralmente era o patriarca da família que devia iniciar e proceder com tais sacrifícios. Depois seguia-se um banquete em ação de graças ao senhor, com o a carne do sacrifício. “Erguer o cálice da salvação” era um ato simbólico no qual o patriarca da família fazia afim de dedicar o banquete como uma forma de agradecer a Deus pelas bênçãos. Dessa forma dava-se início ao banquete familiar que era seguido pela narração das histórias da saída de Israel do Egito.


 Assim o salmista declara que iria “erguer o cálice da salvação”, em outras palavras, iria tornar pública a sua gratidão ao senhor. Essa ideia é reforçada pela expressão “Cumprirei os meu votos na presença de seu povo”. Então continua o salmista.


O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis.
Salmos 116:15

Deus não se alegra com a aflição e morte seus filhos, como alguém pode apregoar. O sofrimento e a morte são consequências do pecado que entrou no mundo devido a desobediência. O salmista lembra ao senhor que o servira desde de sua meninice. Daí muitos especularem que esse salmo fora escrito por Ezequias, Mas não temos evidencias firmes quanto a isso.  


Senhor, sou teu servo,
Sim, sou teu servo,
Filho da tua serva; livraste-me das minhas correntes.

Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão
E invocarei o nome do Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Na presença de todo o seu povo,
Nos pátios da casa do Senhor,
No seu interior, ó Jerusalém! Aleluia!
Salmos 116:15-19


A ideia final é de uma grande festa na cidade Jerusalém. O Salmista curado de sua doença mortal, podia voltar a ir a Jerusalém celebrar com todo o povo nas festas sagradas a bondade do Senhor. Sacrifícios de gratidão ou sacrifícios de louvor são na verdade as ofertas de manjares que não eram obrigadas por lei, Mas deveria ser feitas de forma voluntária. Assim o salmista publica que está louvando ao Senhor de forma voluntária, por gratidão, devoção e sinceridade. Não por legalismo.






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15 comentários:

  1. Amei os comentários do Salmo 116 ,mas eu queria saber mesmo se este salmo 116 foi escrito pelo Rei Ezequias?

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    1. Olá paz seja com vosco.

      A bíblia não sita o autor e escritor do salmo 116 .
      Mas eu particularmente acredito que tenha sido mesmo o rei Davi pois o linguajar são idênticos no salmo 18 .
      Se compararmos os dois salmos vamos achar grande semelhança em seu linguajar o que me leva a crer que foi Davi quem escreveu o salmo 116.

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  2. O Salmo 116 é uma expressão clara de um profundo sentimento de gratidão de quem não somente esteve cara a cara com a morte, mas de quem sofreu uma vida de dor,angústia de tormenta diária por uma enfermidade. Certamente diante desta situação a morte seria um alívio mas nem a morte lhe era solidária. Então ele clamou ao SENHOR, clamar ao SENHOR é a solução mágica e poderosa. Clamar ao SENHOR é a declaração nossa de que Ele é real, Ele está aqui pertinho esperando pelo seu clamor. Não temos como afirmar que Ezequias tenha sido o autor deste salmo poderia Jo ,devido o sofrimento o que importa é aprendermos a Clamar a Invocar o nome do Senhor todos os dias em que vivemos.

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  3. Maravilhosa essa reflexão e estudo a respeito do salmo 116. Sempre imaginava ter sido de autoria do rei Davi, mas me vi totalmente tocada pela ideia de as palavras descritas na narrativa, pertencerem ao rei Ezequias.Trouxe rica edificação à minha vida. Glória a Deus por sua dedicação!

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  4. Muito abençoado este estudo! Não temos como afirmar a autoria, porém este estudo nos ajuda muito a pensar ter sido um rei. Pode ter sido Davi ou Ezequias sim... O mais importante é a mensagem de gratidão e comprometimento que ele nos trás.
    O Senhor tem me trazido a memória este Salmo, em situações que levo uma mensagem à pessoas não convertidas, mas que foram alcançadas por Ele com a cura.

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  5. Parabéns pela excelente trabalho, adorei o comentário 👏

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  6. Parabéns pelo trabalho aprendi muito com este salmo será tema de pregação na minha igreja a paz esteja com todos

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  7. Parabéns costei muito das explicações quero aprender mais Deus abençoe

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  8. Apesar de que não é tão importante saber o autor do salmo, mas o assunto toma a maior parte dos comentários do referido salmo, mas como muito ja expoz as suas opiniões que não tem como ser o Rei Ezequias o autor do salmo, pelo simples motivo do tipo de doença expressa no no almos.

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  9. Apaz amém este estudo é muito bom mais fiquei com um pouco de duvida esse poema é davi ou o rei ezequias??

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  10. GRATIDÃO. Este estudo, do Salmos 116, foi muito edificante para mim. GLÓRIAS a nosso DEUS que encontra-se sempre presente!
    SA/SP. 02.09.2022.

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