SALMO 116 -
Gratidão pela cura da enfermidade
Eu amo o Senhor,
Porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.
Ele inclinou os seus ouvidos para mim;
Ele inclinou os seus ouvidos para mim;
Eu o invocarei toda a minha vida.
As cordas da morte me envolveram,
As angústias infernais vieram sobre mim;
Aflição e tristeza me dominaram.
Então clamei pelo nome do Senhor: "Livra-me, Senhor! "
Então clamei pelo nome do Senhor: "Livra-me, Senhor! "
O Senhor é misericordioso e justo;
O nosso Deus é compassivo.
O Senhor protege os simples;
O Senhor protege os simples;
Quando eu já estava sem forças, ele me salvou.
Retorne ao seu descanso, ó minha alma,
Porque o Senhor tem sido bom para você!
Pois tu me livraste da morte,
Os meus olhos, das lágrimas
E os meus pés, de tropeçar,
Para que eu pudesse andar diante do Senhor na terra dos
viventes.
Eu cri, ainda que tenha dito: "Estou muito aflito”.
Em pânico eu disse: "Ninguém merece confiança".
Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?
Erguerei o cálice da salvação
E invocarei o nome do Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Na presença de todo o seu povo.
O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis.
O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis.
Senhor, sou teu servo,
Sim, sou teu servo,
Filho da tua serva;
Livraste-me das minhas correntes.
Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão
E invocarei o nome do Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Na presença de todo o seu povo,
Nos pátios da casa do Senhor,
No seu interior, ó Jerusalém! Aleluia!
Salmos 116:1-19, NVI
INTRODUÇÃO
O salmo 116 narra a gratidão de alguém que esteve à beira
da morte. O poeta descreve a si mesmo como alguém que foi envolvido pelas “cordas
da morte”, como alguém que foi possuído de tão grande angustia que se viu
dentro do próprio inferno (heb. Sheol). Pela descrição de seu sofrimento o
salmista esteve bem próximo da morte devido a uma terrível enfermidade. Ele
escreve esse poema canção para agradecer a Deus pela cura alcançada.
Data
O salmo tem um tom pessoal, iniciado em primeira pessoa,
nos primeiros versículos. Além disso o v.13 sugere um banquete em tom
religioso. Essas duas características são peculiares ao período do Juízes, Onde
o lamento pessoal tinha bastante ênfase e os sacrifícios, seguidos de banquetes,
familiares eram muito comum. Assim podemos inicialmente atribuir a data desse
salmo entre 1300 A.C. a 1100 A.C. Porém o salmo vai tomando forma coletiva, a
ideia de uma festividade religiosa vai crescendo ao longo do salmo. Os salmos
de corporações levitas, como os filhos de corá e os filhos de Asafe só vão
aparecer no período áureo da monarquia de Judá. O v.19 faz uma referência clara
a Jerusalém. Assim podemos especular outra data para a composição desse salmo
que seria durante o período da monarquia, 1010 A.C. a 600 A.C. Outra coisa que
se deve notar é a expressão “Louvai ao Senhor”, ou aleluia, no verso final do salmo. Essa expressão
aparece também no final do salmo 113, 115 e 117. O que dar a entender que o
salmo 116 foi editado, ou seja, teve um acréscimo, provavelmente por um levita. É notório
que tais acréscimos nos salmos foram bastante comum no período que Israel retornou
do cativeiro, no século VI A.C. Assim é bastante provável que um salmo primitivo
e mais curto, que datava do período antes da monarquia foi adaptado para o uso
coletivo nos dias da monarquia, sofrendo uma adição final no período após o
cativeiro. Assim podemos atribuir a data final para o salmo entre 500 A.C. a
400 A.C. É provável que o salmo primitivo fosse somente até o verso 14 e os
versos de 15 a 19 sejam o acréscimo redacional.
Contexto histórico
Mais do que uma cura física, O salmo 116 celebra a cura
da nação de Israel que se deu através da volta do cativeiro babilônico. Essa provavelmente
tenha sido a intenção do redator ao adaptar o salmo 116 para uso coletivo em Jerusalém.
A festa que ele melhor se adéqua é a festa dos tabernáculos, que comorava a saída
do Egito e o estabelecimento de Israel como uma nação. Esse sentimento de
libertação foi reforçado com evento histórico mais recente, o retorno do
cativeiro babilônico. O verso 19 mostra que esse salmo foi adaptado para ser
usado na cidade de Jerusalém. Sendo assim o contexto histórico está relacionado
com as festas sagradas comemoradas na cidade de Jerusalém no pós cativeiro.
Este é um canto onde todo povo presente nas celebrações em Jerusalém podiam
agradecer a Deus pela cura da nação.
O salmo
A angustia se transformou em amor. O salmista inicia
declarando seu amor a Deus.
Eu amo o Senhor,
Porque ele me ouviu quando
lhe fiz a minha súplica.
Ele inclinou os seus ouvidos para mim;
Ele inclinou os seus ouvidos para mim;
Eu o invocarei
toda a minha vida.
Salmo 116.1,2
O seu amor era devido a grande vitória que o Senhor lhe
dera. Deus dedicou sua atenção ao seu servo. Quando aflito, o poeta orou. O senhor prontamente ouviu sua oração. A resposta veio em forma de cura e o
salmista alcançou a benção que ele tanto buscava. Mas entre a oração e a
resposta houve um processo angustiante. Assim descreve o salmista sua angustia:
As cordas da morte me
envolveram,
As angústias do Sheol
vieram sobre mim;
Aflição e tristeza me
dominaram.
Então clamei pelo nome do Senhor: "Livra-me, Senhor! "
Salmos 116:3,4
Então clamei pelo nome do Senhor: "Livra-me, Senhor! "
Salmos 116:3,4
Como cordas, a morte envolveu a alma do salmista. Ele
presenciou a morte bem de perto em sua enfermidade. Era como se Sheol (inferno)
se apoderasse da sua alma através de angustia e depressão. Aflição e tristeza
haviam se apoderado de sua alma, como um guerreiro se apodera de uma cidade debilitada
e fraca. Não havia outro caminho senão clamar o nome de IHWH, o eterno Deus.
O Senhor é misericordioso
e justo;
O nosso Deus é compassivo.
O Senhor protege os simples;
O Senhor protege os simples;
Quando eu já estava sem
forças,
Deus manifestou a sua misericórdia e concedeu vitória ao
poeta aflito. O salmista destaca a paciência de Deus em ouvir sua oração
desesperada. Assim o Senhor salvou a alma do salmista da angustia e da
depressão, enquanto curava seu corpo físico. Então o salmista conversa consigo:
Retorne ao seu descanso, ó
minha alma,
Porque o Senhor tem sido
bom para você!
Pois tu me livraste da morte,
Pois tu me livraste da morte,
Os meus olhos, das
lágrimas
E os meus pés, de tropeçar,
A depressão causada por uma situação, que humanamente é impossível
de ser resolvia, pode levar o homem a loucura ou mesmo a cometer barbaridades.
Por isso o salmista destaca tanto a sua cura interior, pois a sua enfermidade física
era menos letal que a sua enfermidade psicológica. O salmista pede perdão por
ter falado do que não sabia. Quem sabe ele se desesperou com a sua situação e
abriu a boca de forma impensada.
Eu cri, ainda que tenha
dito: "Estou muito aflito".
Em pânico eu disse: "Ninguém merece confiança".
Salmos 116:10,11
Em pânico eu disse: "Ninguém merece confiança".
Salmos 116:10,11
Ele ficou descrente em relação ao auxilio humano. Não
confiava em homens durante sua enfermidade. Os homens provavelmente o
desenganaram. Não restava mais solução humana para sua causa. Assim ele
descreve sua fala com um tom de pânico intenso. Mas nessa hora, em que pensamos
que tudo está perdido, que o Senhor se manifesta e dar-nos a vitória. Ficamos
tão impressionados com o trabalhar de Deus que usamos as palavras do salmista:
Como posso retribuir ao
Senhor toda a sua bondade para comigo?
Erguerei o cálice da
salvação
E invocarei o nome do
Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Algumas versões dizem “beber o cálice da salvação”, mas a
tradução correta seria "levantar o cálice da salvação”, como fazem a NVI e
BKJA. A palavra no texto
hebraico é “nasa” ou “nasah”, que significa literalmente
erguer, levantar, queimar, carregar ou tirar.
Nos dias que precederam o estabelecimento da monarquia, o período dos Juízes, O patriarca da família exercia um papel muito importante. Ele era como um sacerdote do lar. Os sacrifícios familiares eram muito comum.
Nos dias que precederam o estabelecimento da monarquia, o período dos Juízes, O patriarca da família exercia um papel muito importante. Ele era como um sacerdote do lar. Os sacrifícios familiares eram muito comum.
Um exemplo
está na casa de Jessé, quando Samuel vai em busca de Davi, sobre o pretexto de
sacrificar ao Senhor (1 Sm 16.1-2). Os sacrifícios familiares eram muito comuns
nesse período e geralmente era o patriarca da família que devia iniciar e
proceder com tais sacrifícios. Depois seguia-se um banquete em ação de graças
ao senhor, com o a carne do sacrifício. “Erguer o cálice da salvação” era um
ato simbólico no qual o patriarca da família fazia afim de dedicar o banquete
como uma forma de agradecer a Deus pelas bênçãos. Dessa forma dava-se início ao
banquete familiar que era seguido pela narração das histórias da saída de
Israel do Egito.
Assim o salmista declara
que iria “erguer o cálice da salvação”, em outras palavras, iria tornar pública
a sua gratidão ao senhor. Essa ideia é reforçada pela expressão “Cumprirei os
meu votos na presença de seu povo”. Então continua o salmista.
O Senhor vê com pesar a
morte de seus fiéis.
Salmos 116:15
Salmos 116:15
Deus não se alegra com a aflição e morte seus filhos,
como alguém pode apregoar. O sofrimento e a morte são consequências do pecado
que entrou no mundo devido a desobediência. O salmista lembra ao senhor que o
servira desde de sua meninice. Daí muitos especularem que esse salmo fora
escrito por Ezequias, Mas não temos evidencias firmes quanto a isso.
Senhor, sou teu servo,
Sim, sou teu servo,
Filho da tua serva;
livraste-me das minhas correntes.
Oferecerei a ti um
sacrifício de gratidão
E invocarei o nome do
Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
Na presença de todo o seu
povo,
Nos pátios da casa do Senhor,
Nos pátios da casa do Senhor,
A ideia final é de uma grande festa na cidade Jerusalém.
O Salmista curado de sua doença mortal, podia voltar a ir a Jerusalém celebrar
com todo o povo nas festas sagradas a bondade do Senhor. Sacrifícios de
gratidão ou sacrifícios de louvor são na verdade as ofertas de manjares que não
eram obrigadas por lei, Mas deveria ser feitas de forma voluntária. Assim o
salmista publica que está louvando ao Senhor de forma voluntária, por gratidão,
devoção e sinceridade. Não por legalismo.
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Amei os comentários do Salmo 116 ,mas eu queria saber mesmo se este salmo 116 foi escrito pelo Rei Ezequias?
ResponderExcluirOlá paz seja com vosco.
ExcluirA bíblia não sita o autor e escritor do salmo 116 .
Mas eu particularmente acredito que tenha sido mesmo o rei Davi pois o linguajar são idênticos no salmo 18 .
Se compararmos os dois salmos vamos achar grande semelhança em seu linguajar o que me leva a crer que foi Davi quem escreveu o salmo 116.
Muito bem
ResponderExcluirO Salmo 116 é uma expressão clara de um profundo sentimento de gratidão de quem não somente esteve cara a cara com a morte, mas de quem sofreu uma vida de dor,angústia de tormenta diária por uma enfermidade. Certamente diante desta situação a morte seria um alívio mas nem a morte lhe era solidária. Então ele clamou ao SENHOR, clamar ao SENHOR é a solução mágica e poderosa. Clamar ao SENHOR é a declaração nossa de que Ele é real, Ele está aqui pertinho esperando pelo seu clamor. Não temos como afirmar que Ezequias tenha sido o autor deste salmo poderia Jo ,devido o sofrimento o que importa é aprendermos a Clamar a Invocar o nome do Senhor todos os dias em que vivemos.
ResponderExcluirMaravilhosa essa reflexão e estudo a respeito do salmo 116. Sempre imaginava ter sido de autoria do rei Davi, mas me vi totalmente tocada pela ideia de as palavras descritas na narrativa, pertencerem ao rei Ezequias.Trouxe rica edificação à minha vida. Glória a Deus por sua dedicação!
ResponderExcluirMuito abençoado este estudo! Não temos como afirmar a autoria, porém este estudo nos ajuda muito a pensar ter sido um rei. Pode ter sido Davi ou Ezequias sim... O mais importante é a mensagem de gratidão e comprometimento que ele nos trás.
ResponderExcluirO Senhor tem me trazido a memória este Salmo, em situações que levo uma mensagem à pessoas não convertidas, mas que foram alcançadas por Ele com a cura.
Pra mim foi Davi mas tenho dúvida
ResponderExcluirParabéns pela excelente trabalho, adorei o comentário 👏
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho aprendi muito com este salmo será tema de pregação na minha igreja a paz esteja com todos
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirParabéns costei muito das explicações quero aprender mais Deus abençoe
ResponderExcluirApesar de que não é tão importante saber o autor do salmo, mas o assunto toma a maior parte dos comentários do referido salmo, mas como muito ja expoz as suas opiniões que não tem como ser o Rei Ezequias o autor do salmo, pelo simples motivo do tipo de doença expressa no no almos.
ResponderExcluirApaz amém este estudo é muito bom mais fiquei com um pouco de duvida esse poema é davi ou o rei ezequias??
ResponderExcluirGRATIDÃO. Este estudo, do Salmos 116, foi muito edificante para mim. GLÓRIAS a nosso DEUS que encontra-se sempre presente!
ResponderExcluirSA/SP. 02.09.2022.
Nair Silva. Paz e bem!
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