sábado, 11 de janeiro de 2014

Salmo 11 – A destruição dos fundamentos morais. (o que fará o justo quando as bases morais estão abaladas?)

Salmo 11 – A destruição dos fundamentos morais.
(o que fará o justo quando as bases morais estão abaladas?)

No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: "Fuja como um pássaro para os montes"?
Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração.
Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?
O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.
O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.
Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão.
Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.
Salmos 11:1-7


“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.”

 

A frase acima é atribuída a Albert Einstein. E expressa um sentimento popular verdadeiro. O salmo 11 atribuído a Davi trata de algo semelhante. Quando os maus e ímpios tentam calar a voz dos justos. Como se não bastasse os ímpios destruírem a si mesmo tentam ainda calar a voz do justo e apregoar seus ideais ateístas. O salmista perturbado inicia seu canto expressando  sua fé:

No Senhor me refugio...
Salmos 11:1

Davi questiona a atitude dos ímpios em desejar que ele simplesmente desapareça por não aceitar as atitudes maléficas deles:

Como então vocês podem dizer-me: "Fuja como um pássaro para os montes"?
Salmos 11:1

Há ditado popular que diz: “se não aguentar, que corra!”. É mais ou menos isso que os ímpios disseram a Davi. Davi descreve os ímpios como pessoas que se preparam para uma guerra contra aqueles que buscam em sinceridade a pureza e a retidão:

Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração.
Salmos 11:2

No meio dessa batalha Davi se vê perdido, pois tem sua fé atacada constantemente  pelos que só almejam a maldade. Com os fundamentos morais da terra abalados, Davi em sua sinceridade indaga:

“Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?

Essa é grande Dilema daquele que procura em sua sinceridade obedecer à palavra do senhor e viver piamente. Como o justo pode viver em retidão nesse mundo que deteriora a cada dia? Como uma pessoa pode viver a santidade sem nenhum estimulo? Esse o ponto crucial do salmo de Davi. A resposta de Davi é clara o justo deve procurar a gradar o seu senhor entronizado nas alturas. E não procurar agradar os ímpios aqui na terra. Davi descreve o senhor como aquele que observa os homens do seu trono:

“O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.
Salmos 11:4

O senhor averigua o comportamento do seu servo e aprova como um fiscal que atesta a qualidade de um produto, porém reprova a atitude dos ímpios.

O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.
Salmos 11:5

O justo servo do senhor tem o seu selo de qualidade e está isento de qualquer punição o juízo por parte do Senhor (não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.). Já não pode-se dizer o mesmo daqueles que vivem na maldade e na impiedade.

Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão.
Salmos 11:6

Assim Davi termina seu salmo com a resposta de sua grande indagação na ponta da língua, estimulando os servos do senhor a andarem em retidão e em santidade!

Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.
Salmos 11:7

Como já disse Paulo o justo não pode entregar-se aos clamores dos ímpios e se omitir, Mas deve brilhar como luz e salgar a terra com o seu caráter!


Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.
Romanos 12:2


Nenhum comentário:

Postar um comentário